Turbul Ncia Cultural Em Cen Rios De Transi O

Turbul  ncia cultural em cen  rios de transi    o PDF
Author: Neide Marcondes Martins
Publisher: EdUSP
ISBN: 9788531408007
Size: 18.83 MB
Format: PDF, Mobi
Category : Brazil
Languages : pt
Pages : 300
View: 5868

Get Book

Os organizadores desta obra Neide Marcondes e Manoel Bellotto reúnem textos de professores de História, Artes e Arquitetura do Brasil, da Argentina, da Espanha e de Portugal para nos contar o período de transição cultural que ocorreu na América Ibérica no século XIX. Neste período - compreendido entre a conclusão da emancipação dos Estados americanos (1824) até o começo da Primeira Grande Guerra (1914) - ocorreu o fenômeno da imigração européia para a América. Com textos em português e espanhol, esta obra visa analisar o grande choque de culturas entre a vigente (colonial/africana/ indígena) e a européia recém-chegada ocorrido na época, abordando aspectos sociais, econômicos, filosóficos, históricos e, principalmente, os artístico-culturais.

Temas Sobre A Instru O No Brasil Imperial 1822 1889 Volume Ii

Temas sobre a instru    o no Brasil Imperial  1822 1889    Volume II PDF
Author: Jean Carlo de Carvalho Costa
Publisher: Marca de Fantasia
ISBN: 8567732077
Size: 25.53 MB
Format: PDF, Docs
Category : History
Languages : pt
Pages : 437
View: 325

Get Book

Em 2008 foi entregue aos leitores interessados em história da educação brasileira a Coletânea Temas Sobre a Instrução no Brasil Imperial (1822-1889) organizada pelos professores Antonio Carlos Ferreira Pinheiro e Cristiano Ferronato. Nela foram reunidos resultados de pesquisas de professores e alunos da graduação e da pós-graduação em Educação e em História da Universidade Federal da Paraíba. A ideia norteadora foi a de promover o debate de questões acerca da história da educação no período imperial da história do Brasil visualizado a partir da própria produção do então Grupo de Pesquisa em História da Educação na Parahyba Imperial, hoje, denominado, Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista- GHENO. Perseguindo o mesmo objetivo, o GHENO assumiu o desafio de selecionar novos textos sobre a história da educação no Brasil imperial e entregar à comunidade acadêmica e ao público em geral o segundo volume da coletânea: Temas Sobre a Instrução no Brasil Imperial (1822-1889). Volume II, organizado, por escolha do Grupo, pelos professores Jean Carlo de Carvalho Costa, Mauricéia Ananias e Rose Mary de Souza Araújo.

Musicologia Diversidade

Musicologia   Diversidade PDF
Author: Ana Guiomar Rêgo Souza
Publisher: Editora Appris
ISBN: 6558201976
Size: 37.36 MB
Format: PDF, Kindle
Category : Music
Languages : pt-BR
Pages : 300
View: 2786

Get Book

O livro Musicologia e Diversidade resulta diretamente de reflexões promovidas pelo Simpósio Internacional de Musicologia – EMAC/UFG e CARAVELAS – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileiro. Mais do que um conjunto de artigos, o livro propõe uma visão articulada sobre os caminhos plurais da musicologia na contemporaneidade. No próprio título reconhecemos que o fazer musicológico nos tempos atuais é experiência múltipla. Os capítulos expõem investimentos em novos objetos de estudo e a abertura do diálogo musicológico para com áreas afins. Nesse sentido, a obra se desenvolve em torno das seguintes temáticas: "Música, músicos e seus acervos", "Mulheres e suas práticas musicais empoderadoras", "Músicos e seus instrumentos musicais", "Musicologia e práticas interpretativas", "Musicologia e cena", "Música e imagens", "Educação Musical e História", "Música Computacional e Cognição".

A Significa O Na M Sica De Cinema

A Significa    o na M  sica de Cinema PDF
Author: Juliano de Oliveira
Publisher: Paco Editorial
ISBN: 8546213739
Size: 42.22 MB
Format: PDF, ePub, Docs
Category : Music
Languages : pt-BR
Pages : 316
View: 334

Get Book

O livro A significação na música de cinema trata das formas como a música adquire e atribui sentido em contexto cinematográfico. Por meio de uma perspectiva diacrônica e de análises de filmes fundamentadas em teorias de viés semiótico e cognitivista, Juliano de Oliveira investiga como a trilha musical tem sido utilizada no cinema como parte do processo de construção e desconstrução de estereótipos, contribuindo, destarte, para a criação de diferentes imaginários míticos. Para tal, o autor se foca em dois gêneros, a saber, o western e a ficção científica, a fim de observar como se deu a formação de inventários musicais particulares associados a temáticas específicas. Ao longo do texto, o leitor será apresentado à ideia de "imaginário sonoro do gênero cinematográfico", proposta pelo autor como sendo o conjunto de gestos, musemas, tópicas e sons concretos utilizados na trilha musical e associados à paradigmática fílmica. A identificação dos elementos constituintes deste imaginário sonoro ajudará a compreender a significação musical à luz dos códigos e da mitologia que fundamentam o gênero cinematográfico.

Made In Brazil

Made in Brazil PDF
Author: Martha Tupinamba de Ulhoa
Publisher: Routledge
ISBN: 113595478X
Size: 55.31 MB
Format: PDF, Kindle
Category : Music
Languages : en
Pages : 250
View: 4066

Get Book

Made in Brazil: Studies in Popular Music serves as a comprehensive and thorough introduction to the history, sociology, and musicology of twentieth-century Brazilian popular music. The volume consists of essays by scholars of Brazilian music, and covers the major figures, styles, and social contexts of pop music in Brazil. Each essay provides adequate context so readers understand why the figure or genre under discussion is of lasting significance to Brazilian popular music. The book first presents a general description of the history and background of popular music in Brazil, followed by essays that are organized into thematic sections: Samba and Choro; History, Memory, and Representations; Scenes and Artists; and Music, Market and New Media.

Heitor Villa Lobos

Heitor Villa Lobos PDF
Author: Luís Paulo Horta
Publisher:
ISBN:
Size: 56.44 MB
Format: PDF, ePub
Category : Composers
Languages : en
Pages : 142
View: 4045

Get Book


Gera O Rom Ntica A

Gera    o Rom  ntica  A PDF
Author: Charles Rosen
Publisher: EdUSP
ISBN: 9788531404924
Size: 25.59 MB
Format: PDF
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 946
View: 4417

Get Book


Opera In The Tropics

Opera in the Tropics PDF
Author: Rogério Budasz
Publisher: Oxford University Press
ISBN: 0190050039
Size: 11.64 MB
Format: PDF, ePub, Docs
Category : Music
Languages : en
Pages : 376
View: 5388

Get Book

Opera in the Tropics is an engaging exploration of theater with music in Brazil from the mid 1500s to the early 1820s. Author Rogério Budasz delves into the practices of the actors, singers, poets, and composers who created and performed Jesuit moral plays, Spanish comedias, and Portuguese vernacular operas and entremezes during the colonial period, as well as the Italian operas that celebrated the new independent nation in 1822. A Brazilian producer claimed in 1825 that the goal of music-theater was to instruct, entertain, and distract the population. Budasz argues that this threefold goal had in fact been present throughout the colonial period, in different combinations and with different purposes, at the hands of missionaries, intellectuals, bureaucrats, political leaders, and cultural producers. While Budasz demonstrates a continuity from Portuguese theatrical practices, primarily through the circulation of artists and repertory, he also examines a number of localized departures from the metropolitan model, particularly in the ethnic and gender profile of theatrical workers, in the modifications determined by local tastes, priorities, and materials, and in the political use of theater as an ideological and civilizing tool within the paradoxical context of a slave society. An eye-opening narrative of the transformations and uses of a colonial art form, Opera in the Tropics will be essential reading for all interested in the music and theater in Iberian and Latin American culture.

Tempo Da Festa X Tempo Do Trabalho

Tempo da festa x tempo do trabalho PDF
Author: Dilmar Miranda
Publisher: Editora Dialética
ISBN: 6525205263
Size: 42.77 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
Category : Social Science
Languages : pt-BR
Pages : 384
View: 4737

Get Book

No choque entre Norma e Festa, esta revela momentos especiais para os segmentos populares, quando seus participantes imergem numa onda de liberdade utópico-ucrônica. Mais do que a suspensão da vida ordinária (Bakhtin), a festa representa o desejo de uma vida outra, expressa na ludicidade transgressora contra o mundo da norma. É quando o outsider busca apossar do seu sentido. Na luta pela sua hegemonia, setores populares buscam realocar suas intenções na perspectiva da afirmação de desejos utópico-ucrônicos. Destaca-se entre nós, desde o Brasil colônia, a festa barroca luso-cristã, com boa acolhida no seio das práticas afro-populares, com apropriações e sentidos transgressivos, devido à intenção carnavalizante que nela se incorpora. Manifestação lúdica e cívico-religiosa do pacto entre a fé e a lei, ela expressa um evento do poder que buscava selar a união da Igreja da Contrarreforma com o Estado absolutista luso. Mas, à sua revelia, representou momentos preciosos quando setores populares a redirecionam, provocando constantes tensões, latentes ou manifestas, com a Igreja. A resposta popular era "o riso, a substituição da exaltação religiosa por outra, profana, o detrimento de personagens clericais e a busca de brechas para subverter a ordem" (Priore). Tal embate irá provocar o adensamento transgressivo efetivado na carnavalização típica de várias práticas afro-luso-brasileiras, sobretudo na virada do século XX. É desta festa que nos dedicamos em especial a analisar.

Historia Da Musica

Historia da musica     PDF
Author: Amelia de Rezende Martins
Publisher:
ISBN:
Size: 63.20 MB
Format: PDF
Category : Music
Languages : pt-BR
Pages : 177
View: 3431

Get Book


Est Tica Da M Sica

Est  tica da M  sica PDF
Author: Enrico Fubini
Publisher: Leya
ISBN: 9724421600
Size: 55.93 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
Category : Music
Languages : pt-BR
Pages :
View: 4124

Get Book

Esta obra reune, de uma forma sintetica, os principais problemas esteticos e historicos da musica ocidental, abordando este tema por um prisma teorico e numa perspectiva multidisciplinar, com a intenc?o de definir a estetica musical e identificar qual o seu ambito e objectivos de estudo. Para tal, traca-se uma breve historia da estetica da musica: do pensamento musical na Grecia antiga ao momento em que a estetica musical assume o seu estatuto de disciplina autonoma, em meados do Seculo XIX, culminando nas experiencias e reflex?es do Seculo XX.

Instrumental

Instrumental PDF
Author: James Rhodes
Publisher: ALFAGUARA
ISBN: 9896654093
Size: 34.95 MB
Format: PDF, Mobi
Category : Biography & Autobiography
Languages : pt-BR
Pages :
View: 4770

Get Book

As memórias de um aclamado pianista que se salvou do inferno da depressão e do abuso graças à música. Uma inspiradora história de redenção. Mais de 100 mil leitores deixaram-se tocar por este testemunho de superação. «Abusaram de mim aos seis anos. Internaram-me num hospital psiquiátrico. Fui viciado em drogas e álcool. Tentei suicidar-me cinco vezes. Separaram-me do meu filho. Mas não vou falar disso. Vou falar de música. Porque Bach salvou-me a vida. E eu amo a vida.» James confiava naquele homem simpático. Porque não haveria de confiar? Era seu professor na escola primária. A primeira oferta foi uma caixa de fósforos, um maravilhoso objecto de desejo para um menino de seis anos. Seguiram-se outros pequenos presentes, acompanhados de sorrisos, palavras de incentivo, gestos atenciosos. Depois começaram os abusos sexuais, que duraram vários anos, sem queninguém na escola e na família se apercebesse. Quando terminaram, James afundou-se progressivamente num abismo de relações obsessivas, hospitais psiquiátricos e vícios destrutivos, uma espiral que o afastou do piano, para o qual revelara talento precoce. Mas foi um adágio de Bach, escutado durante um internamento, que o salvou de anos no fundo do poço. Ao descobrir que também os génios por trás das mais sublimes composições eram homens com existências dramáticas, James encontrou nos pequenos milagres da música o reduto para sobreviver aos seus demónios pessoais. Um encontro inesperado com um desconhecido deu-lhe o impulso de que James precisava para reencontrar o seu caminho na música. Hoje é um pianista aclamado em todo o mundo. Instrumental é um testemunho apaixonado e apaixonante, negro e luminoso, sobre o poder terapêutico da música e a sua capacidade de transformar as nossas vidas, mas também, e sobretudo, sobre a nossa capacidade de reinvenção. Sobre Instrumental: «Rhodes prova que a arte e a beleza podem ajudar; prova que a vida pode ser conquistada dia a dia.» El País «Rhodes escreve com o volume no máximo... Ele é brilhante a descrever a precariedade das vítimas e as armadilhas dos problemas mentais.» The Guardian «O que distingue este livro é a forma como ele confronta os aspectos indizíveis do abuso sexual das crianças e das doenças mentais... Muitos destes pensamentos são tabu e é preciso clareza, coragem e inteligência para os expressar de forma tão directa e honesta como Rhodes faz.» The Independent «Bem escrito, coloquial, tão excitante quanto devastador. Como documento dos efeitos do abuso de crianças é, provavelmente, insuperável.» The Sunday Times «Nunca li um testemunho tão sábio sobre o que é ser-se vítima... É visceral e palpável... Das páginas mais impactantes que li nos últimos tempos.» Scotland on Sunday «Uma obra impressionante. Combina uma precisão vívida e obsessiva com uma energia torrencial.» The Guardian «Uma leitura dura, avassaladora.» The Times «Poderoso.» New Statesman «Uma memória sem igual.» Lytham St Annes Express «Uma vida que tinha de ficar registada.» The Spectator

Hist Ria Da M Sica

Hist  ria Da M  sica PDF
Author: Marcos L Souza
Publisher: Clube de Autores
ISBN:
Size: 49.31 MB
Format: PDF
Category : Art
Languages : pt-BR
Pages : 100
View: 3553

Get Book

A história da música se confunde com a história do (Homem) ser humano, desde seu antepassado mais remoto, há relatos de que o homem utiliza a música para vários fins como, por exemplo: comemorações, festividades, reuniões, confraternizações além de utilização da música como terapia medicinal comprovada em manuscritos antigos á milênios atrás por civilizações avançadas como a Chinesa e a Egípcia. A música está presente na humanidade desde o surgimento do homem. Iremos ver neste conteúdo, a trajetória da música ao logo das eras e como a música se tornou linguagem universal e sinônimo de identidade cultural de um povo.

Tratado Geral Sobre O Som E A M Sica

Tratado Geral Sobre O Som E A M  sica PDF
Author: Luiz Gonzaga De Alvarenga
Publisher: Clube de Autores
ISBN:
Size: 32.83 MB
Format: PDF
Category : Art
Languages : pt-BR
Pages : 407
View: 3199

Get Book

Uma abordagem completa sobre o tema do som e da música.

Pequena Hist Ria Da M Sica

Pequena hist  ria da m  sica PDF
Author: Mário de Andrade
Publisher: Nova Fronteira
ISBN: 8520924573
Size: 19.89 MB
Format: PDF, Mobi
Category : Music
Languages : pt-BR
Pages : 258
View: 5986

Get Book

EXCLUSIVO EM EBOOK!O título Pequena história da música é modesto para a dimensão analítica alcançada por Mário de Andrade nestas páginas dedicadas ao estudo da música – a arte cujos elementos formais são constitutivos do homem, "os movimentos do coração, o ato de respirar já são elementos rítmicos, o passo já organiza um ritmo, as mãos percutindo já podem determinar todos os elementos do ritmo. E a voz produz o som". Entendendo, portanto, o homem como um ser com ritmo e som, Mário de Andrade partirá da música elementar, período primitivo em que a música ainda não apresentava uma organização, para analisar a história musical e chegar à música erudita e popular brasileira.Assim, terão destaque nesta obra a música cristã e a profana, o Classicismo e o Romantismo, o antigo e o moderno, o passado e a contemporaneidade. Além do precioso estudo sobre a música, o leitor aqui se depara, sem nenhuma dificuldade, com a sensibilidade e perspicácia de Mário pesquisador e se deleita, ao mesmo tempo, com a prosa sempre versátil e convidativa do escritor.