Imprensa Negra No Brasil Do S Culo Xix

Imprensa negra no Brasil do s  culo XIX PDF
Author: Ana Flávia Magalhães Pinto
Publisher:
ISBN: 9788587478412
Size: 37.27 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
Category : Black newspapers
Languages : pt-BR
Pages : 181
View: 1932

Get Book

Ao longo do século XIX, indíviduos e grupos negros letrados criaram espaços na imprensa para tratar dos assuntos que consideravam importantes e expor suas ideias sobre os rumos do país. Experiências cotidianas e variadas de enfrentamento do racismo, a criação de redes de sociabilidade e o uso de instrumentos legais para promover a cidadania foram registradas nas páginas de jornais assinados por 'homens de cor' e dirigidos a eles. Ao ressaltar momentos marcantes da imprensa negra oitocentista, este livro debate as formas de resistência negra e busca contribuir para o enfrentamento da discriminação racial no Brasil.

Imprensa Negra No Brasil Do S Culo Xix

Imprensa negra no Brasil do s  culo XIX PDF
Author: Ana Flávia Magalhães Pinto
Publisher: Selo Negro
ISBN: 8587478834
Size: 23.10 MB
Format: PDF, Mobi
Category : Language Arts & Disciplines
Languages : pt-BR
Pages : 184
View: 5090

Get Book

Ao longo do século XIX, indivíduos e grupos negros letrados criaram espaços na imprensa para tratar dos assuntos que consideravam importantes e expor suas ideias sobre os rumos do país. Experiências cotidianas e variadas de enfrentamento do racismo, a criação de redes de sociabilidade e o uso de instrumentos legais para promover a cidadania foram registradas nas páginas de jornais assinados por "homens de cor" e dirigidos a eles. Ao ressaltar momentos marcantes da imprensa negra oitocentista, este livro debate as formas de resistência negra e contribui para o enfrentamento da discriminação racial no Brasil. Num momento em que nosso país depara com temas polêmicos, como o Estatuto da Igualdade Racial e as cotas em universidades, a Coleção Consciência em Debate pretende discutir assuntos prementes que interessam não somente aos movimentos negros como a todos os brasileiros. Fundamental para educadores, pesquisadores, militantes e estudantes de todos os níveis de ensino. Coordenação de Vera Lúcia Benedito.

Antiracist Discourse In Brazil

Antiracist Discourse in Brazil PDF
Author: Teun a Van Dijk
Publisher:
ISBN: 1793615489
Size: 77.28 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
Category :
Languages : en
Pages : 370
View: 968

Get Book

The first international book on antiracist discourse, Antiracist Discourse in Brazil examines the history of antislavery, abolition, and antiracist discourse in Brazil with a detailed discourse analysis of contemporary parliamentary debates on affirmative action.

Black Bodies Black Rights

Black Bodies  Black Rights PDF
Author: Elizabeth Farfán-Santos
Publisher: University of Texas Press
ISBN: 1477309241
Size: 56.71 MB
Format: PDF, Kindle
Category : Social Science
Languages : en
Pages : 216
View: 5332

Get Book

Under a provision in the Brazilian constitution, rural black communities identified as the modern descendants of quilombos—runaway slave communities—are promised land rights as a form of reparations for the historic exclusion of blacks from land ownership. The quilombo provision has been hailed as a success for black rights; however, rights for quilombolas are highly controversial and, in many cases, have led to violent land conflicts. Although thousands of rural black communities have been legally recognized, only a handful have received the rights they were promised. Conflict over quilombola rights is widespread and carries important consequences for race relations and political representations of blackness in twenty-first century Brazil. Drawing on a year of field research in a quilombola community, Elizabeth Farfán-Santos explores how quilombo recognition has significantly affected the everyday lives of those who experience the often-complicated political process. Questions of identity, race, and entitlement play out against a community's struggle to prove its historical authenticity—and to gain the land and rights they need to survive. This work not only demonstrates the lived experience of a new, particular form of blackness in Brazil, but also shows how blackness is being mobilized and reimagined to gain social rights and political recognition. Black Bodies, Black Rights thus represents an important contribution to the rapidly growing interdisciplinary field of Afro-Latino studies.

Lessons In Environmental Justice

Lessons in Environmental Justice PDF
Author: Michael Mascarenhas
Publisher: SAGE Publications
ISBN: 1544321937
Size: 21.39 MB
Format: PDF, Mobi
Category : Social Science
Languages : en
Pages : 352
View: 3974

Get Book

Lessons in Environmental Justice provides an entry point to the field by bringing together the works of individuals who are creating a new and vibrant wave of environmental justice scholarship, methodology, and activism. The 18 essays in this collection explore a wide range of controversies and debates, from the U.S. and other societies. An important theme throughout the book is how vulnerable and marginalized populations—the incarcerated, undocumented workers, rural populations, racial and ethnic minorities—bear a disproportionate share of environmental risks. Each reading concludes with a suggested assignment that helps student explore the topic independently and deepen their understanding of the issues raised.

2010

2010 PDF
Author: Massimo Mastrogregori
Publisher: Walter de Gruyter GmbH & Co KG
ISBN: 3110395428
Size: 14.52 MB
Format: PDF, Docs
Category : History
Languages : en
Pages : 418
View: 2432

Get Book

Every year, the Bibliography catalogues the most important new publications, historiographical monographs, and journal articles throughout the world, extending from prehistory and ancient history to the most recent contemporary historical studies. Within the systematic classification according to epoch, region, and historical discipline, works are also listed according to author’s name and characteristic keywords in their title.

Mulheres Negras Do Brasil

Mulheres negras do Brasil PDF
Author: Schuma Schumaher
Publisher: Redeh Rede de Desenvolvimento Humano
ISBN:
Size: 21.31 MB
Format: PDF, Docs
Category : Women, Black
Languages : pt
Pages : 496
View: 658

Get Book


Cultura Trabalho E Cidadania

Cultura  trabalho e cidadania PDF
Author: Andrea Silva Domingues
Publisher: Paco Editorial
ISBN: 8581486789
Size: 30.49 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
Category : Social Science
Languages : pt-BR
Pages : 256
View: 5853

Get Book

A presente obra reúne pesquisadores de diferentes instituições que se preocupam em socializar os resultados de investigações que perpassam pelo tema Cultura, Trabalho e Cidadania como resultantes do trabalho humano, quer em decorrência dos objetos estudados ou como resultantes de um fazer científico que se propõe politicamente engajado com a possibilidade de corroborar com processos de humanização, de fortalecimento de cidadanias.

A Travessia Da Calunga Grande

A travessia da Calunga Grande PDF
Author: Carlos Eugênio Marcondes de Moura
Publisher: EdUSP
ISBN:
Size: 55.63 MB
Format: PDF, Mobi
Category : Blacks
Languages : pt-BR
Pages : 691
View: 4090

Get Book

Narrativa ilustrada sobre a presença do negro no Brasil e a sua contribuição na construção do país. Os registros reportam a 3 momentos: o Século XVII, o Século XVIII e o Século XIX.

Dicion Rio Da Escravid O E Liberdade

Dicion  rio da escravid  o e liberdade PDF
Author: Lilia Moritz Schwarcz
Publisher: Editora Companhia das Letras
ISBN: 8554511433
Size: 68.94 MB
Format: PDF, Mobi
Category : History
Languages : pt-BR
Pages : 560
View: 7507

Get Book

Para comemorar criticamente os 130 anos da abolição da escravidão, cinquenta textos dos maiores especialistas no tema. Um panorama abrangente de como a escravidão se enraizou perversamente em nosso cotidiano. "A meia centena de ensaios concisos que Lilia Moritz Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes reuniram neste volume, com título e intenção de ser um dicionário temático, mostra a grande quantidade de faces que compõem o que é um poliedro em movimento. Cada um desses textos convida a novos textos, a novas pesquisas, a aprofundamentos, a novas comparações e a contestações. Não faltam neste livro parágrafos sobre a espera, a busca e a obtenção da liberdade. Sobre a liberdade como antônimo de escravidão, mas que com ela coexiste para a ela se opor. Se estes ensaios nos dizem que o passado é sem esperança de conserto, eles não nos deixam esquecer que não há sombra sem luz." Do prefácio de Alberto da Costa e Silva

Procura Deles

   procura deles PDF
Author: Mary del Priore
Publisher: Saraiva Educação S.A.
ISBN: 6558100010
Size: 14.11 MB
Format: PDF, ePub
Category : Reference
Languages : pt-BR
Pages :
View: 5095

Get Book

À procura deles traz à tona personagens importantes para a história brasileira que caíram no esquecimento: os negros e mestiços que alcançaram papéis de destaque, mesmo nos tempos mais difíceis do Brasil Colônia e Primeira República. Mary del Priore fez uma pesquisa detalhada nos registros históricos do País e escolheu personagens negros que, ao romperem abarreira do preconceito, mudaram os rumos de suas próprias vidas e foram protagonistas na sociedade da época. São magistrados, médicos, jornalistas, engenheiros e um presidente da República, Nilo Peçanha, que assumiu o cargo no início do século XX. Esta obra apresenta homens e mulheres que inspiraram - e que podem inspirar - gerações de brasileiros, sem ignorar a história de quem sofreu e ainda sofre com as graves consequências da escravidão. Trata-se de um registro necessário, contado com excelência por uma das historiadoras mais aclamadas do Brasil.

Dois S Culos De Imigra O No Brasil Imagem E Papel Social Dos Estrangeiros Na Imprensa Volume 2

Dois S  culos de Imigra    o no Brasil  Imagem e Papel Social dos Estrangeiros na Imprensa  Volume 2  PDF
Author: Gustavo Barreto
Publisher: Editora Appris
ISBN: 854732576X
Size: 69.19 MB
Format: PDF
Category : Language Arts & Disciplines
Languages : pt-BR
Pages : 231
View: 658

Get Book

A entrada e o estabelecimento de imigrantes no Brasil desde 1808, data da abertura dos portos ao comércio com as nações amigas, foi um dos grandes acontecimentos da História do país. Somente entre 1901 e 2000, a população brasileira saltou de 17,4 milhões para 169,6 milhões de pessoas, com 10% desse crescimento devendo-se aos imigrantes. Esse intenso fluxo migratório foi acompanhado de um ainda maior fluxo de informações sobre esses novos residentes. Durante todo o período analisado nesta obra de dois volumes – de 1808 a 2015 –, a imprensa ocupou-se do assunto a partir de referências conceituais, como assimilação, nacionalismo, embranquecimento, eugenia, racismo, xenofobia, tolerância e hospitalidade. A partir da consulta de 11 mil edições de periódicos jornalísticos impressos presentes no país ou em português e sobre o Brasil em que o tema da imigração foi citado direta ou indiretamente, selecionamos aproximadamente 200 matérias jornalísticas que compõem este estudo. O objetivo, tomando como referência os estudos migratórios, é abordar as seguintes questões: o que significa ser imigrante ou estrangeiro para a imprensa brasileira ao longo da nossa História? Qual foi o papel atribuído a esses indivíduos e grupos, no Brasil, pelos meios de comunicação impressos? Neste primeiro volume, do início do século XIX até o final da Primeira República, faço uma breve introdução sociológica do Brasil oitocentista, bem como uma apresentação do debate teórico que nos guiou ao longo de todo o estudo, abordando conceitos como "raça", "etnia", "povo", "identidade nacional" e "cultura". O período de 1808 a 1870 é marcado por experimentações na área de políticas imigratórias e a intensificação, sobretudo a partir de 1850, do debate acerca da necessidade de "braços para a lavoura". É a partir da década de 1870 que o "ensaio" imigrante ganha força; desse momento até o final do regime monárquico, surgem muitas das colônias que se tornariam cidades profundamente influenciadas pelos seus primeiros colonos. Da chegada dos republicanos ao poder (1889) até o início do governo Vargas (1930), é vitoriosa a tese de que o futuro do Brasil depende do braço europeu na lavoura. Procuram-se agricultores brancos que, de uma vez só, trarão a prosperidade econômica e o "melhoramento racial". O objetivo maior desta obra é contribuir, dentro das limitações deste autor, com os estudos migratórios no Brasil, de modo a repensarmos nossa identidade e nossa solidariedade com os estrangeiros que aqui buscam uma nova vida.

Repert Rio Bibliogr Fico Sobre A Condi O Do Negro No Brasil

Repert  rio bibliogr  fico sobre a condi    o do negro no Brasil PDF
Author: Edições Câmara
Publisher: Edições Câmara
ISBN: 8540206714
Size: 62.74 MB
Format: PDF, ePub, Docs
Category : Reference
Languages : pt-BR
Pages :
View: 1514

Get Book

Pesquisadores, estudiosos e cidadãos interessados na situação do negro no Brasil muitas vezes têm dificuldade de encontrar fontes de pesquisa confiáveis. Obter informações embasadas cientificamente, avaliar a veracidade, checar as fontes e ter um olhar crítico sobre o conteúdo encontrado não é tarefa fácil. Pensando em auxiliar o trabalho de quem precisa encontrar e filtrar referências entre tantas disponíveis, a Câmara dos Deputados, por iniciativa do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e da Biblioteca da Câmara dos Deputados, organizou esse guia de fontes de pesquisa sobre a temática racial no país. O livro reúne uma bibliografia abrangente e diversificada sobre a condição do negro, facilitando o acesso a artigos que informam, debatem, analisam, refletem e denunciam a questão racial ao longo da história do Brasil até os dias atuais. Com esta publicação, a Câmara dos Deputados reafirma o seu compromisso com a promoção da igualdade racial no país.

Protagonismo Negro Em S O Paulo

Protagonismo negro em S  o Paulo PDF
Author: Petrônio Domingues
Publisher: Edições Sesc SP
ISBN: 8594932073
Size: 40.90 MB
Format: PDF, ePub, Docs
Category : History
Languages : pt-BR
Pages : 172
View: 5262

Get Book

Anomia é um estado de desorganização pessoal que resulta numa individualidade desorientada, desvinculada do padrão do grupo social. Assim foram equivocadamente descritos os negros paulistas (e brasileiros) no período pós-abolição pela historiografia tradicional. Contrariando essa perspectiva, Petrônio Domingues apresenta uma história de luta e protagonismo dos negros, em áreas tão diversas como o mundo do trabalho, a política, o associativismo, a imprensa, o lazer, o esporte, o direito, a arte e a religião. Recolhe biografias de destaque, com especial atenção às mulheres, e coloca o movimento paulista em seu contexto brasileiro e americano. Protagonismo negro em São Paulo abre caminhos e descortina perspectivas. Possivelmente o mais amplo mapeamento bibliográfico sobre o negro paulista entre 1888 e os dias atuais, este livro serve de bússola – manual, roteiro e fonte de consulta – para estudantes e pesquisadores empenhados em também investigar o assunto.

Intelectuais Negros Mem Ria E Educa O Antirracista

Intelectuais Negros  Mem  ria e Educa    o Antirracista PDF
Author: Marluce de Lima Macêdo
Publisher: Editora Dialética
ISBN: 6559567214
Size: 66.44 MB
Format: PDF, Kindle
Category : History
Languages : pt-BR
Pages : 332
View: 6367

Get Book

Este livro versa sobre intelectuais negros, memória, tradição, insurgência e educação antirracista tomando como pano de fundo o conjunto de obras de dois autores negros brasileiros: Edison Carneiro e Abdias do Nascimento. As reflexões giram em torno das relações entre estas temáticas e a escrita destes autores, apresentados enquanto vozes insurgentes que compõem novos quadros interpretativos sobre as experiências das populações negras, contribuições relevantes para a (re)configuração da memória e também para a construção de uma educação antirracista e multiculturalista. Os debates realizados giram em trono de uma reflexão aprofundada sobre qual é a memória hegemônica nos processos educacionais institucionalizados, quais os conteúdos e proposições das obras dos autores selecionados. Estas obras são situadas num quadro de memória protagonizado por intelectuais negros/as, alicerçado no combate ao racismo, ao colonialismo e na criação/proposição de conhecimentos que têm como meta sociedades mais inclusivas e igualitárias. Alguns campos teóricos são diálogos destacados: Estudos Culturais e Pós-coloniais, Estudos Étnicos e autores/as negros/as diversos(as) tratados aqui como um campo de Pensamento Negro. Do ponto de vista do método apresenta uma proposição teórica a partir de Bakthin e Glissant, enfocando o dialogismo para uma leitura realizada enquanto uma "tradução" do discurso manifesto dos autores, mas, também, das "linhas marginais" do texto.

Imagin Rio E Viajantes No Brasil Do S Culo Xix

Imagin  rio e viajantes no Brasil do s  culo XIX PDF
Author: José Carlos Barreiro
Publisher: Editora Unesp
ISBN:
Size: 79.23 MB
Format: PDF
Category : Brazil
Languages : pt
Pages : 243
View: 7454

Get Book

Este livro parte do registro das impressões de viajantes estrangeiros e das classes subalternas para traçar um panorama das práticas e dos mecanismo de luta social no Brasil do século XIX. Nesse período, segundo o autor, essas classes não haviam ainda incorporado a noção de propriedade e a ética do trabalho capitalista e expressavam, em suas manifestações culturais, geralmente criticas e bem-humoradas, os primeiros sinais populares de busca de cidadania no país.